6 coisas que você precisa saber antes de iniciar um tratamento de remoção de tatuagem a laser

Se você está lendo este artigo, você provavelmente está passando pelo arrependimento de ter feito aquela tatuagem sem pensar duas vezes e nós sabemos como é difícil essa situação! Felizmente, há boas notícias para quem deseja remover as tatuagens que se tornaram indesejadas. As novas técnicas de remoção de tatuagem a laser estão aí para dar a oportunidade de você mudar sua vida para melhor, oferecendo uma segunda chance para ter a aparência que você deseja. O novo tratamento com o laser RevLite, por exemplo, ocorre de maneira rápida, mais eficaz e causa menos efeitos colaterais.

Mas antes de considerar essa opção, nós criamos uma lista com 6 coisas que você precisa saber antes de iniciar o tratamento de remoção de tatuagem a laser:

  1. Quem pode se beneficiar com a remoção de tatuagem a laser?

Qualquer pessoa que esteja insatisfeita ou arrependida com o resultado do desenho permanente em sua pele. Pacientes que já tentaram a remoção através de outras técnicas também podem se candidatar à terapia a laser – desde que as tentativas de remoção anteriores não tenham causado lesões na pele.

  1. Como a remoção de tatuagem a laser funciona?

Os lasers emitem energia de variados comprimentos de onda, que passam pela pele sendo absorvido por um pigmento de cor específico da tatuagem. Assim, a pigmentação fragmenta-se em nano-partículas que são gradualmente removidas pelo corpo através de um processo natural do organismo denominado fagocitose.

O tipo da tattoo irá designar a intensidade e o comprimento da onda do laser bem como o número de sessões requeridas para sua remoção. Tatuagens pretas absorvem facilmente todos os comprimentos de onda do laser, tornando-o tipo de tatuagem mais fácil de tratar. Outras cores só podem ser removidas de forma individual, selecionando-se a intensidade do laser com base no tom do pigmento – é um processo mais demorado.

No procedimento, um creme anestésico local  é aplicado sobre a pele tatuada, para amenizar a dor. Então, ocorre o pulso do laser que emite um feixe de luz de alta intensidade para quebrar os pigmentos da tatuagem.

  1. O tratamento a laser é seguro?

Graças às novas tecnologias, a remoção de tatuagens a laser tornou-se muito mais eficaz e com baixo risco de cicatrizes. O tratamento a laser é muitas vezes mais seguro do que métodos tradicionais tais como a remoção cirúrgica ou dermoabrasão, isso por tratar seletivamente cada pigmento que compõe o desenho.

  1. Quais resultados são obtidos?

Antes de mais nada, saiba que algumas tatuagens são mais difíceis para obter a remoção completa de forma garantida. Algumas tatuagens desaparecem apenas parcialmente, mesmo após longos tratamentos, onde o laser consegue remover até 97% da pigmentação, ou seja, ainda não é possível recuperar a pele impecável antes de ter sido tatuada em alguns casos.

Mesmo com este cenário, 100% dos clientes que se submetem à este tipo de tratamento se dizem estar muito satisfeitos com os resultados obtidos.

  1. A remoção de tatuagem a laser possui riscos?

Sim, felizmente estes são mínimos. No entanto você deve considerar esses fatores em sua decisão:

– O efeito colateral mais comum é a hipopigmentação, onde a pele tratada fica mais desbotada do que a circundante (geralmente ocorre em pacientes que possui um tom de pele mais escuro), ou hiperpigmentação, onde a pele, que antes havia tatuagem, escurece. Há casos em que a normalização ocorre entre 6 a 12 meses.

– Cicatrizes ou queloides podem surgir, bem como alterações na textura da pele afetada.

Além disso, é preciso ponderar caso sua tatuagem possua o pigmento branco. Em alguns casos, se o comprimento da onda do laser for correta, a tatuagem pode ser removida por completo. Porém alguns fabricantes de tinta utilizam dióxido de titânio na composição da cor branca, e o tratamento a laser pode causar um efeito de oxidação, escurecendo a área tatuada de branco, ao invés de removê-la. Isso pode ser corrigido posteriormente a cicatrização.

  1. Afinal, como me decidir pela remoção de tatuagem a laser?

O tratamento de remoção de tatuagens a laser é um procedimento muito seguro quando realizado por um técnico qualificado. Cada pessoa possui uma pele, saúde e tatuagens diferentes, por isso é importante tirar todas as suas dúvidas com o profissional! Durante a consulta, não tenha medo de perguntar sobre todos os riscos baseados na análise da sua situação em particular. Não se esqueça de conferir fotos de antes e depois de outros cliente com o tipo de pele e tatuagens semelhantes. Tudo isso vai ajudá-lo a definir expectativas realistas sobre o seu tratamento.

Quer saber mais a respeito do tratamento de remoção de tatuagens a laser? Confira nossos próximos posts!

 

 

 

WhatsApp chat