Quais são as causas da celulite?

Você sabia que oito em cada 10 mulheres possuem algum grau de celulite? Esse problema estético é bastante comum e as temidas marcas na pele, muitas vezes, ameaçam a autoestima feminina. Especialmente no Rio de Janeiro, onde as idas à praia fazem parte da rotina das cariocas, ter celulite acaba sendo um incômodo ou, na verdade, um fator impeditivo para usar o biquini dos sonhos.

A celulite nada mais é do que uma alteração provocada pelo acúmulo de água, toxinas e gordura nas células, o que faz com que elas se encham e fiquem endurecidas. Por conta desse acúmulo, surgem desníveis com retrações, nódulos e ondulações na pele, gerando o indesejável aspecto de “casca de laranja”.

Apesar de não ser uma condição médica grave, a celulite causa um enorme desconforto estético. A boa notícia é que a celulite pode ser prevenida, amenizada e combatida, mas para isso, é necessário conhecer as causas do problema. Quer saber o que leva uma pessoa a ter celulite? Então continue lendo o nosso artigo!

Predisposição genética

Determinadas anatomias são mais favoráveis ao acúmulo de gordura no tecido subcutâneo da pele, provocando assim a temida celulite. Quem tem formas volumosas e apresenta casos de celulite aguda na família, também tem mais probabilidade de sofrer com esse problema que, aliado ao sedentarismo e descontrole hormonal, pode se agravar ainda mais.

Alterações circulatórias e hormonais

Problemas hormonais e circulatórios podem aumentar a retenção de líquidos e, consequentemente, as marcas de celulite. Para minimizar as chances de ter celulite por conta desses fatores é indispensável dormir bem, se exercitar, beber bastante água e fazer o controle hormonal regularmente.

Alimentação inadequada

A alimentação desequilibrada é uma das causas mais recorrentes da celulite. Comer alimentos ricos em gordura e açúcar é o caminho mais curto para as marcas na pele aparecerem.

O ideal para ter uma pele lisa, sadia e uniforme é consumir frutas, proteínas magras, legumes, verduras, carboidratos ricos em fibras, além de oleaginosas. Elimine o refrigerante da dieta e diminua o consumo de produtos industrializados, pois eles sobrecarregam o corpo com toxinas.

Hábitos prejudiciais

Quem quer se ver livre da celulite deve adotar uma vida saudável, livre de hábitos ruins, do estresse, da vida sedentária e, principalmente, do fumo. Só para se ter ideia, o cigarro prejudica a circulação do sangue, aumenta a retenção das toxinas e dificulta bastante a oxigenação dos tecidos, gerando as indesejáveis marcas na pele.

Uso de pílulas anticoncepcionais

O uso de pílulas anticoncepcionais também pode provocar celulite, pois contribui diretamente para a retenção de líquidos. Além disso, a depender da composição da sua pílula, é possível que ocorra descontroles hormonais que também favorecem a formação dessas marcas na pele.

Aumento de peso

Engordar também faz as celulites aparecerem, afinal, as marcas na pele estão relacionadas com o acúmulo de gordura. Para evitar esse problema, procure controlar bem o peso. Além de dieta balanceada, invista em exercícios aeróbicos e localizados para eliminar a gordura e combater a flacidez.

Independentemente da causa, se a celulite aparecer no seu corpo, cuide da região afetada aplicando bons cremes, fazendo sessões de drenagem linfática e o uso de aparelhos de radiofrequência. O que não faltam são ótimas opções de tratamento!

Você tem celulite? Quais dessas causas dessa marca no corpo já observou na sua rotina? Conte para a gente!

WhatsApp chat