Fuja da capital: 5 praias no Rio de Janeiro que você não pode deixar de conhecer

17/08/2015

A Cidade Maravilhosa possui diversos lugares lindos, principalmente suas praias. Mas em períodos de férias e feriados, o carioca quer aproveitar para dar aquela saidinha do caos do Rio de Janeiro para espairecer em outros lugares. É este o seu caso? Então que tal vir conferir cinco praias no estado do Rio de Janeiro que você não pode deixar de conhecer? Confira logo abaixo nossas sugestões!

Praia de Cachadaço | Paraty/Trindade

Trindade é uma Vila que fica pertinho de Paraty – mais ou menos uma hora de distância da cidade histórica – e é um excelente destino para quem quer fugir da capital. O lugar possui um ambiente bem rústico, perfeito para quem quer fugir do caos urbano e relaxar. É essa vila que abriga a Praia de Cachadaço. Para chegar até ela, você faz uma trilha curtinha (10 minutos) saindo da Praia do Meio, onde pode aproveitar também para ver a “Cabeça do Índio”, atração característica da vila. Também poderá acessar a piscina natural do Cachadaço, outro lugar muito bonito de Trindade.  

Procure pesquisar a hora em que a maré irá subir, para não ser surpreendido com o mar tomando a faixa de areia ao chegar. Para quem gosta de um mar mais “atrevido”, vale a visita, já que é uma praia que costuma “bater”, boa para quem quer pegar um jacaré ou até mesmo umas ondas com prancha de surf.

Praia Vermelha | Paraty

A praia vermelha é uma das mais bonitas de Paraty. O acesso a essa praia é feito apenas de barco, por ficar em um lugar mais isolado da cidade. Por esse motivo ela é também um dos destinos mais visitados pelos turistas que chegam na região.

Diferente da Praia do Cachadaço, a Praia Vermelha é repleta de quiosques e bares para apreciar uma porção de petiscos ou um saboroso camarão ao alho e óleo. A água é bem transparente, o que garante um visual incrível debaixo d’água. É uma das praias no Rio de Janeiro com águas tranquilas e calmas – uma ótima opção para levar toda a família.

Praia do Farol | Arraial do Cabo

As águas azuis intensas trazem um charme especial para a Praia do Farol, localizada em Arraial do Cabo, que tem seu visual completado por dunas e morros verdes ao redor do mar.  A praia não é de fácil acesso, pois está em uma ilha controlada pela Marinha do Brasil. Você só consegue acessá-la usando barcos e escunas autorizadas e, mesmo assim, só pode ficar por uma hora na sua região. Esse pouco tempo disponível, entretanto, vale para desfrutar de um visual incrível!  

É importante ressaltar que o mar da Praia do Farol é bem gelado, diferente dos encontrados nas praias no Rio de Janeiro. Essa característica é perfeita para quem adora sentir aquele friozinho quando vai mergulhar!

Praia de Lopes Mendes | Ilha Grande

Segundo informações do TripAdvisor, esta é a melhor praia do país na Região Sudeste de acordo com os turistas. Esse título foi conquistado pela região devido as águas transparentes, com variação de tons entre o azul intenso e verde.

A Praia de Lopes Mendes é cortada por três rios, areias bem finas e repleta de árvores para ajudar a refrescar nos dias bem quentes. O mar agrada a todos os tipos de pessoas: ondas mais fortes para os surfistas e lugares calmos para mergulho no canto esquerdo. Por ficar em região de proteção ambiental, não é possível acampar na região.

Praias Azeda e Azedinha | Búzios

Essas duas praias no Rio de Janeiro localizadas no distrito de Búzios são pequenas e localizadas em lugares de acesso não muito fácil na região (só é possível chegar lá de escuna ou então por uma trilha que sai da Praia dos Ossos). Ambas são praias ótimas para mergulho.

O nome dado a essas regiões surgiu devido a tonalidade verde do mar, que se assemelha à cor do limão. A praia é bem servida de quiosques e barracas para o conforto dos visitantes, além de contar com águas bem tranquilas – perfeitas para quem pretende visitar a região com crianças ou idosos. No período de alta temporada as duas praias ficam bastante cheias de turistas.

Essas são apenas cinco das várias praias no Rio de Janeiro que você não pode deixar de visitar! Você conhece algum desses destinos? Qual é o seu favorito? Conte para a gente!

WhatsApp chat