Mente sã, corpo são: confira os benefícios da meditação para a sua saúde

Bem MaiBem Mais Estética Mente sã, corpo são confira os benefícios da meditação para a sua saúde

Um corpo saudável depende de uma mente saudável. A plena harmonia e felicidade só são atingidas quando alcançamos o equilíbrio físico e mental. É fato que, em meio à correria diária, desafios no trabalho, cobranças familiares e tensões típicas da modernidade, é difícil manter mente e corpo sãos, mas não é impossível. Essa deve ser nossa busca constante!

Não basta ficarmos belos e leves por fora, porém, sobrecarregados por dentro. É preciso encontrar a calma e a paz para reenergizar a vida, fortalecer a saúde e aumentar a sensação de prazer e bem-estar. Por essas e outras, vale a pena meditar. Veja a seguir quais são os benefícios da meditação.

Através da meditação o corpo descansa

Anda cansado e indisposto? A meditação pode ser a solução para os seus problemas. Segundo especialistas, o descanso proporcionado pela meditação é ainda mais profundo do que o sono. Sendo assim, depois de meditar, a pessoa sente-se renovada e preparada para realizar as tarefas cotidianas com muito mais disposição.

Meditar acalma e promove o relaxamento

Um dos benefícios da meditação é o relaxamento. Quando meditamos, o corpo e a mente se livram da típica agitação e entram em estado de calmaria, paz e serenidade. É por isso que quem tem o hábito de meditar tende a ser uma pessoa mais tranquila, mesmo diante de dificuldades.

A melhora do humor é um dos principais benefícios da meditação

Você sabia que ao meditar, a produção de serotonina aumenta? Isso mesmo! Com a produção desse hormônio elevada, o prazer e entusiasmo também aumentam. Como se não bastasse, o humor melhora – e muito!

A meditação previne e combate o estresse

A meditação assume um papel importante na prevenção e combate ao estresse.  Durante a prática de meditação, o estresse acumulado é liberado e o estresse futuro é evitado simultaneamente. Com isso, corpo e mente ficam leves, renovados e com mais alegria de viver.

Quem medita desenvolve a consciência

Um dos maiores benefícios da meditação é o desenvolvimento da consciência corporal e mental. A consciência é expandida no ato de meditar e, ao se conectar com o seu próprio eu, é possível ter atitudes mais positivas, que conduzam á felicidade e satisfação interior e exterior. Sem dúvida, esse é um dos mais importantes benefícios da meditação.

Meditar contribui efetivamente para a manutenção da saúde física

Dentre outras vantagens, a meditação contribui efetivamente para a manutenção da saúde física. Só para ter ideia, meditar abaixa a pressão sanguínea, ameniza dores de cabeça e dores musculares, corrige problemas nas articulações, combate a insônia, melhora o sistema imunológico, etc.

A saúde mental também é favorecida pela meditação

Meditar traz muitos benefícios para a mente, como por exemplo:

  • Diminuição da ansiedade;
  • Aumento da estabilidade emocional;
  • Potencialização da criatividade;
  • Desenvolvimento da intuição;
  • Facilidade na resolução de problemas;
  • Clareza no raciocínio;
  • Aumento do foco.

São ou não grandes benefícios da meditação?

E aí, gostou de conhecer os principais benefícios da meditação? Disposto a meditar para encontrar o equilíbrio do corpo e da mente? Tem alguma experiência com meditação para compartilhar conosco? Comente! Ah, e se você quiser fugir do estresse no Rio de Janeiro, confira outras boas atividades além da meditação!

WhatsApp chat