Como funciona a técnica de drenagem linfática?

Bem Mais Estética Como funciona a técnica de drenagem linfática

Pensando em cuidar da boa forma e da aparência, as mulheres procuram cada vez mais por procedimentos estéticos que cuidem do corpo, eliminem problemas e realcem a beleza. A drenagem linfática está nessa lista e é uma técnica de massagem que proporciona muitos benefícios para o corpo da mulher. Continue lendo e entenda como ela funciona!

O que é drenagem linfática?

Para você entender o que é a drenagem linfática, primeiro precisa saber a definição de linfa e de sistema linfático.

A linfa é um líquido que escoa do sangue pelos capilares e representa, aproximadamente, 15% do peso do corpo de uma pessoa. Esse líquido é viscoso e incolor e formado por água, eletrólitos e proteínas. Já o sistema linfático, são os vasos que levam a linfa de volta para o sistema circulatório.

Sendo assim, a drenagem linfática é conhecida por ser uma técnica de massagem que tem o objetivo de tornar mais fácil e mais rápido o processo que o sistema linfático faz, mandando a linfa de volta para o seu lugar.

A técnica consiste na aplicação de movimentos específicos na massagem, para direcionar o líquido e ajudar no processo de o eliminar do corpo. Dessa forma, os líquidos que se acumulam entre as células – como o que acontece na formação de celulite – são facilmente eliminados.

Quais são os benefícios da massagem?

Por meio da drenagem linfática, a retirada da linfa que fica acumulada entre as células resulta na diminuição do inchaço, na melhora na celulite, no auxílio da redução de medidas além da regeneração do tecido, na melhora do sistema imunológico e na ação anti-inflamatória do organismo.

Por isso, essa técnica de massagem é indicada para pessoas que estão sentindo desconforto com inchaços ou possuam celulites, além de ser muito recomendada para gestantes e pessoas que estão no pós-operatório de cirurgias plásticas – já que o organismo entende a cirurgia como uma agressão e manda agentes de defesa para o local, aumentando o acúmulo de linfa na região.

A drenagem linfática auxilia na ativação circular sanguínea, no combate à celulite e à retenção de líquidos. Seus resultados são o relaxamento corporal, a sensação de leveza e uma pele mais sedosa e lisa.

Como funciona essa técnica?

A técnica da drenagem linfática pode ser aplicada em várias regiões do corpo. Em cada uma delas, porém, existe uma maneira correta para a aplicação. A massagem pode ser feita de forma manual, com movimentos leves que dependem da região do corpo. Para um bom resultado, o processo deve ser feito sobre o caminho dos vasos, em direção ao gânglio linfático.

A drenagem linfática também pode ser feita com o auxílio de aparelhos da endermologia, mas, nesse caso, a eficiência não é a mesma que a manual, onde o profissional consegue examinar as áreas do corpo e se concentrar nas partes mais necessitadas.

A drenagem linfática não dói nem deixa marcas. Todos os movimentos são feitos com pouca pressão sobre a pele do paciente. Se o processo for dolorido ou deixar alguma marca, significa que a massagem foi feita da maneira errada e provavelmente algum vaso sanguíneo foi rompido. Por isso, para a sua segurança, procure por uma clínica de estética especializada, onde esse processo é feito da maneira correta.

Lembre-se que essa técnica de massagem não emagrece, nem elimina gorduras. O método só traz esses resultados se o excesso de peso for causado pelo acúmulo de água no corpo.

Se você se sente inchada e com retenção exagerada de líquidos, procure pela drenagem linfática. Se esse não for o seu caso, procure por outros tratamentos, e lembre-se que uma avaliação é essencial para saber o que é mais indicado em cada situação.

Dúvidas sobre a drenagem linfática? Deixe o seu comentário e aproveite para ler mais sobre o assunto no nosso blog.

WhatsApp chat