Como funciona a depilação com luz pulsada

Antes de colocar aquele vestidinho ou pegar uma cor, toda mulher confere se a depilação está em dia. Não há nada pior que desfilar pelas praias cariocas sem estar com o visual em dia. E é nesse momento que começa o sofrimento. Seja com cera quente, cera fria ou gilete, parece que nenhum desses métodos garante uma pele lisa sem algum ponto negativo. Mas, para aqueles que tentam se livrar desse tormento, a depilação com luz pulsada surge como uma ótima alternativa. Além de te dar a oportunidade de se livrar de todo o arsenal de depilação, a técnica garante resultados mais duradouros e efetivos.

O que é a depilação com luz pulsada

A depilação com luz pulsada, ou, depilação com luz pulsada — como é popularmente conhecida — utiliza uma técnica bastante simples. Tecnicamente, esse tratamento utiliza o conceito de fototermólise seletiva (foto =  luz, termólise = decomposição celular através do calor, seletiva = afinidade com a melanina e hemoglobina), onde o comprimento de onda da luz, seja ela laser ou luz pulsada, possui afinidade com a melanina, que é o que dá a coloração dos pelos e da pele. Nesse caso, o pelo é utilizado como condutor, onde a energia da luz emitida é absorvida pela melanina gerando calor, que é conduzida pelo pelo até a sua raiz, atingindo, assim, as células germinativas, que são as células formadoras do pelo.

Uma vez enfraquecidas, as células germinativas não produzem mais pelos como antes, e assim, sucessivamente, diminuindo mais a cada sessão. Segundo a Sociedade Brasileira de Laser, são necessárias, em média, oito sessões para que a técnica tenha bons resultados, mas é bom lembrar que cada caso deve ser analisado individualmente.

Vantagens da depilação com luz pulsada

A depilação com luz pulsada é a única que evita manchas na pele, ressecamento, escurecimento, formação de bolinhas e pelos encravados. Além disso, quem sofre com a foliculite, que é a inflamação dos pelos, pode se considerar livre dela com essa técnica.

Quem optar pela depilação com luz pulsada também estará livre das dores e do desconforto causada por outros tipos de depilação. Quem já fez garante que o processo não é tão doloroso e que o incômodo é bem menor do que qualquer depilação com cera.

O principal benefício da depilação com luz pulsada é sua durabilidade. A técnica garante que os novos pelinhos demorem muito crescer, pois, como o pelo faz parte do nosso sistema de defesa, e nosso organismo se encontra em constante transformações, é normal novos pelos começarem a crescer, mas aquele tratado não volta mais. É recomendável que a cada um ano seja feita pelo menos uma sessão para manter a depilação sempre em dia.

O custo benefício da depilação com luz pulsada também é um grande atrativo. Imagine economizar tudo o que você gasta com cera, cremes depilatórios ou giletes durante um ano? Fora o tempo que você ganhará para aproveitar com outros cuidados, por exemplo.

Cuidados necessários após a técnica

Homens e mulheres podem se beneficiar da depilação com luz pulsada. Não há restrição de idade também, porém, alguns cuidados devem ser tomados por quem vai iniciar o tratamento.

Se você não consegue escapar do sol do Rio de Janeiro, é melhor se prevenir. Não é aconselhável se expor aos raios solares uma semana antes da sessão e nos três dias após. Protetor solar é obrigatório!

Depois da sessão ainda restaram alguns pelinhos? Nem pensar em tirar! Pinça, cremes depilatórios ou ceras estão proibidos. Se notar que a pele está irritada depois da sessão, ficou um pouco vermelha ou está com aquela sensação de ardência, saiba que é uma reação muito comum. Segundo os especialistas, a tendência é que a pele volte ao normal depois de três ou quatros horas após o término da sessão de depilação com luz pulsada. Mas, se  você ainda sentir algum desconforto, eles aconselham que se façam compressas com água fria.

A depilação com luz pulsada é um método eficaz para quem quer se livrar dos pelos de uma vez por todas. Mas, vale lembrar que é o melhor é sempre procurar clínicas responsáveis e com profissionais treinados. Depois disso, é só seguir as dicas e curtir uma pele lisa!

Você já fez depilação com luz pulsada antes? Compartilhe com a gente a sua experiência!

WhatsApp chat