Como acabar com pelos encravados

Quem nunca passou pelo incômodo de, logo após uma depilação, ou então até mesmo espontaneamente, encontrar pelos encravados justamente em algum lugar bem sensível do corpo? Homens encontram muito este tipo de problema na barba, devido ao uso da lâmina, enquanto as mulheres acabam encontrando muitos deles nas pernas, coxas, glúteos, axilas e virilhas.

Os pelos encravados surgem quando um pelo que deveria nascer naturalmente acaba se curvando, ficando dentro da pele. O resultado dessa situação é o desenvolvimento de uma inflamação local, também conhecida como foliculite, por isso a região fica vermelha e, muitas vezes, cheia de pus. O pelo encravado ainda pode ter seu quadro de inflamação agravado quando essa parte do corpo fica em contato direto com roupas e tecidos e que, graças ao atrito, irritam ainda mais a região.

Você, que frequentemente sofre com essa situação, sabe como acabar com a tortura que são os pelos encravados? Existe alguma solução para esse problema? Confira o artigo abaixo e tire suas dúvidas sobre esse assunto!

Faça esfoliação antes de depilar

Um dos problemas que leva ao desenvolvimento dos pelos encravados é a entrada de sujeira no folículo capilar. Ao fazer a esfoliação antes da depilação, você está abrindo este poro e retirando as sujeiras e pele morta que possam estar naquela região. Além disso, aumenta a circulação sanguínea na região. Sem sujeiras e pele morta no local, existe uma possibilidade menor de que o poro fique obstruído e que acabe inflamando, desenvolvendo a situação desconfortável que você já conhece.

Acabe com o uso de lâminas

A depilação com lâmina parece uma solução mais simples e prática para o dia-a-dia, mas ela acaba facilitando o surgimento de pelos encravados no seu corpo. Como a lâmina não elimina o pelo pela raiz, ao nascer ele acaba alargando sua haste – situação que cria dificuldade para que esse mesmo pelo rompa a pele.

Quando essa camada não é rompida facilmente, o pelo irá se encurvar abaixo da pele e encravar. O atrito da lâmina gera bastante dificuldade para o nascimento do pelo – e quanto maior a frequência da depilação com o uso desse material, pior. Por isso, se a sua pele é mais sensível e apresenta maior tendência ao desenvolvimento de pelos encravados, melhor esquecer a lâmina e trocar o método de depilação, preferindo sempre métodos de remoção definitiva como, por exemplo, a depilação com luz pulsada e com laser.

Use água morna na região

Se a sua pele é sensível, antes de realizar qualquer método de depilação -definitiva ou não -, aplique água morna na região. Tal como a esfoliação, a água morna ajuda a abrir os poros, facilitando a saída do pelo e, portanto, evitando que ele se curve para dentro da pele. Essa técnica também pode ajudar na eliminação de impurezas que possam estar atrapalhando nascimento dos pelos em certas regiões do corpo.

Cuidado com as roupas

O atrito com a pele, principalmente nas mais sensíveis, pode acabar aumentando o número de pelos encravados. Tecidos sintéticos que não deixam a pele respirar, roupas pesadas ou coladas ao corpo geram mais atrito, sufocam os poros, irritam mais a pele e, consequentemente, forçam o desenvolvimento de regiões encravadas.

Se não for possível cortar totalmente o uso desse tipo de tecido, ao chegar em casa passe um bom período sem esse tipo de roupa nas regiões mais sensíveis ou opte por usar tecidos mais leves. Boas opções são as peças de algodão, principalmente para sutiãs, calcinhas e cuecas.

Conte com a ajuda do Peeling para reduzir manchas

Alguns pelos encravados acabam deixando manchas e cicatrizes na pele, especialmente quando tentamos remover essa inflamação no nosso tecido. Para minimizar os efeitos dessas manchas, o Peeling, de diamante ou quimico, é um tratamento estético muito eficiente na remoção das marcas. Ele ajuda a clarear a pele, aliviando manchas incômodas, principalmente em regiões que ficam bem expostas, como perna, coxa e axila.

Quer dar um fim ao incômodo dos pelos encravados? A melhor solução é contar com a ajuda de uma depilação com luz pulsada para remover o maior volume de pelos do seu corpo, sem precisar se preocupar com as regiões encravadas! Não se esqueça de buscar uma clínica estética de confiança para poder realizar esse procedimento estético com bastante segurança! Ainda tem mais dúvidas sobre esse assunto? Compartilhe conosco usando o espaço reservado para comentários!

WhatsApp chat