Entenda como a alimentação influencia em sua qualidade de vida

07/11/2016

Bem Mais Estética Entenda como a alimentação influencia em sua qualidade de vida

Para conquistar a tão sonhada qualidade de vida é preciso levar em conta diversos fatores. Um deles é a alimentação. Fundamental para a boa saúde, as escolhas nas refeições impactam diretamente no bem-estar físico e mental.

Alguns nutrientes são indispensáveis para a manutenção do corpo, assim como outros podem causar efeitos colaterais indesejáveis. Por isso a importância em saber fazer boas escolhas.

Entenda como a alimentação influencia a sua qualidade de vida:

Sentir-se bem fisicamente é fundamental para qualidade de vida  

Não há como obter qualidade de vida sem uma alimentação equilibrada. Por isso, na hora de fazer as refeições é importante incluir alimentos que possuam todos os nutrientes necessários para o funcionamento do organismo como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos.

Fontes importantes dos nutrientes citados são as verduras, carnes, legumes, frutas e grãos. Lembrando sempre que esses alimentos devem ser consumidos, preferencialmente, in natura.

Ao contrário das opções acima, os alimentos processados como os embutidos, congelados, biscoitos, macarrão instantâneo, entre outros, possuem excesso de nutrientes que podem prejudicar a saúde.

Portanto, para manter o bem-estar físico e assim garantir a qualidade de vida a dica é priorizar os alimentos saudáveis e evitar os que possam causar prejuízos.

Alimentar-se de forma adequada melhora o humor

Para garantir a qualidade de vida além de bem-estar físico é importante manter a saúde mental, que também está atrelada a boas escolhas alimentares.

Alguns nutrientes como o triptofano auxiliam na produção de serotonina que provoca o bem-estar. Outros que são indicados para manter o bom humor são a capsaicina, o ácido fólico e a vitamina B.

Entre os alimentos que possuem os nutrientes citados acima estão a banana, folhas verde escuro como agrião, pimenta, leite, aveia, cacau e arroz integral.

Mas nada de exageros! O consumo deve estar de acordo com a recomendação diária, de preferência recomendada por um nutricionista.

Beleza e autoestima

Sentir-se bonita é um dos itens fundamentais para autoestima que também influencia na qualidade de vida! Para tanto, a alimentação tem papel importante já que, os alimentos consumidos influenciarão diretamente na beleza da pele, dos cabelos, unhas e etc.

Alimentos in natura, livre da adição de conservantes e corantes, são essenciais para a saúde e a beleza. Quanto mais ricos em vitaminas e sais minerais, melhor ainda. Por isso, a dica é sempre manter um cardápio recheado de frutas, verduras e legumes.

Já os industrializados, com excesso de sal, gordura e açúcar devem ser evitados. Para pele é importante ainda ingerir muitos alimentos com água, pois a hidratação é fundamental. Por isso invista em frutas como o melão, melancia, laranja, sem contar a água de coco!

Mais energia para o dia a dia

A qualidade de vida também está atrelada a disposição para dar conta das tarefas do dia a dia. Sendo assim, é muito importante estar cheio de energia e, nada como a alimentação para resolver a questão.

Um dos principais nutrientes para garantir disposição são os carboidratos. Por isso dietas muito restritivas que limitam o consumo desse nutriente devem ser revistas ou adotadas por um curto espaço de tempo.

Para quem tem preocupação em não engordar, já que o consumo excessivo do carboidrato pode provocar aumento de peso, a dica é optar por fontes saudáveis dele. Entre as opções estão a batata doce, semente de abóbora, aveia, nozes, banana, morango e lentilha.

Neste artigo mostramos como a alimentação pode influenciar na qualidade de vida, já que boas escolhas alimentares melhoram a saúde física, o humor e ainda garantem muita disposição.

Gostou do nosso artigo? Se quiser saber mais sobre beleza e qualidade de vida, continue acompanhando o nosso blog. Aqui também estão informações sobre procedimentos estéticos que podem deixar qualquer um muito mais bonito e ainda elevar a autoestima.

WhatsApp chat