Celulite – Causas e tratamentos

22/07/2019

A celulite é o acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, que aparecem quando a gordura sob a pele pressiona o tecido conjuntivo, deixando o local com desníveis, ondulações e nódulos. Ela ocorre, geralmente, por predisposição genética e fatores hormonais e externos, como má alimentação ou sedentarismo.

Mais comum entre as mulheres, é uma das principais queixas nas clínicas de estética. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite.

Os sinais da celulite podem ser divididos em quatro graus, facilmente identificados em casa:

Grau 1- Leve:

Sem ondulações ou nódulos aparentes, somente ao comprimir a pele surgem pequenos “furinhos”. Como tratamento pode ser realizada uma esfoliação semanal e a aplicação de cremes anticelulite.

Grau 2 – Moderada:

Ondulações e “furinhos” são percebidos sem comprimir a pele. São recomendadas sessões semanais de drenagem linfática e o uso diário de cremes para celulite.

Grau 3 – Intensa:

Nódulos bem visíveis sendo possível senti-los ao apalpar a região. A pele fica áspera e inchada. Tratamentos estéticos nesse grau incluem: Heccus e Carbox e devem ser complementados com drenagem linfática.

Grau 4 – Grave:

Presença de nódulos profundos e muito visíveis. Comprometimento da circulação ao redor e inchaço, podendo haver dor e incômodo local. Os tratamentos Intradermoterapia, Corrente Russa, Radiofrequência e Velashape 2 associados à drenagem linfática e massagem modeladora são recomendados.

Embora o aparecimento de celulite seja um processo natural e não prejudicial à saúde, muitas pessoas não gostam da aparência da pele e buscam tratamentos para minimizar seus efeitos. Hidratação e esfoliação regulares podem ajudar a torná-la menos perceptível, pois incentivam a renovação celular e removem as células mortas que podem acentuar a aparência de casca de laranja da pele. 

Ainda assim, a melhor maneira de evitar celulites é a adoção de hábitos saudáveis: manter-se hidratado, ter uma alimentação balanceada, rica em antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas, evitar alimentos gordurosos, excesso de sal e açúcar e praticar exercícios físicos regularmente.

WhatsApp chat