Quais são os benefícios do tratamento de drenagem linfática?

A massagem linfática, também conhecida como drenagem linfática ou drenagem linfática manual, é uma técnica que foi desenvolvida na Alemanha para tratamento dos linfedemas – a acumulação de líquido ou linfa, que é um filtrado do plasma sanguíneo que circula no organismo, nutrindo as células com os substratos necessários.

O acúmulo da linfa em regiões específicas do corpo pode resultar em sintomas como o inchaço, a celulite e a má circulação sanguínea. Tais situações podem ocorrer desde o nascimento da pessoa, se desenvolver na puberdade ou idade adulta, mas pode ainda ter outras origens, como uma cirurgia ou dietas não balanceadas, por exemplo.

A drenagem linfática estimula e facilita a passagem da linfa acumulada para o sistema linfático, trazendo inúmeros benefícios para quem recebe essa massagem. Você sabe listar esses benefícios? Confira esse artigo  e aprenda mais sobre as vantagens da drenagem linfática!

Melhora a modelagem do corpo

A drenagem linfática serve de estímulo externo para melhorar a circulação sanguínea no organismo, visto que o acúmulo de linfa pode aumentar a pressão interna exercida sobre artérias e veias, dificultando a circulação e o transporte de nutrientes pelo sangue. Ela ajuda a diminuir esse efeito de inchaço ao corpo e aumentar a nutrição dos tecidos, realizado com as técnicas do profissional. A melhor circulação sanguínea é fundamental para que o organismo não retenha mais substâncias nocivas e melhore a vascularização, aumentando a resistência imunológica e trazendo resultados significativos nos contornos do corpo.

Combate à celulite e gordura localizada

A retenção de líquidos é multiplicada pela vida urbana intensa que as pessoas levam: estresse, má alimentação, falta de atividade física adequada, entre outros aspectos. A drenagem linfática opera bons resultados para a circulação da linfa, o que significa boa resistência ao aparecimento das gorduras localizadas e celulites, sobretudo em seus estágios iniciais.

Se a intervenção realizada não for rápida, o tecido se enche de líquidos e toxinas, produzindo a famosa pele de “casca de laranja”. Porém, é claro que os efeitos corporais alcançados com a drenagem linfática não serão suficientes, se a pessoa não melhorar sua dieta e seus hábitos de vida.

Evita os pés inchados, pernas pesadas e edematosas nos membros inferiores

Quando o fluxo da linfa pelo sistema linfático é interrompido ou encontra uma obstrução – não importa por qual razão – esse líquido se acumula em determinados pontos das pernas e pés devido à ação da gravidade, inundando esses lugares e causando inchaço.

A drenagem linfática, se aplicada por algumas semanas, melhora bastante o problema. Se a situação for crônica, seu médico deve indicar a frequência ideal da drenagem.

Ameniza a TPM e melhora os sintomas pré e pós parto

A drenagem linfática é muito eficaz para ajudar a controlar alguns sintomas da gestação ou do período pós-parto. As alterações hormonais que ocorrem ao longo de uma gravidez ou, em determinados casos, durante a TPM, produzem maior retenção de líquidos e diminuição do tônus dos vasos venosos e linfáticos.

A drenagem linfática para gestantes pode ser iniciada já no terceiro mês de gravidez. Já na TPM, a drenagem ajuda a combater o inchaço experimentado por muitas mulheres alguns dias antes da menstruação.

Ajuda no processo de cicatrização

Se, durante o processo de cicatrização de processos pós cirúrgicos de grande extensão, for possível perceber um acúmulo de líquido intersticial – formando um edema ou fibrose – a drenagem linfática ajuda a trabalhar essas condições clínicas, que podem surgir em qualquer área da região que tenha passado pela cirurgia. Isso acontece mesmo nas cicatrizes mais antigas. A drenagem linfática é eficaz para se livrar de edemas e hematomas, além de impulsionar a regeneração de tecidos após uma cirurgia.

Melhora a acne e a Rosácea Couperose

Na acne, a pele está inflamada, geralmente acompanhada por líquido retido entre as células da pele. Uma boa técnica de drenagem linfática suaviza gradualmente a inflamação. Já as peles sensíveis que são acometidas pela Couperose – sobretudo nas maçãs do rosto, nariz e queixo – têm sua vermelhidão amenizada, mesmo quando a cura total não pode ser alcançada.

O funcionamento adequado do sistema linfático traz diversos benefícios para o organismo. Se você ajudar a boa circulação dos líquidos no seu corpo, só tem a ganhar em saúde e estética. Você já pensou em fazer uma drenagem linfática e aproveitar tantos benefícios assim? Compartilhe suas opiniões e dúvidas com a gente!

WhatsApp chat