6 dicas para se manter saudável mesmo nas altas temperaturas do Rio de janeiro

O Rio de Janeiro é a cidade em que dias que marcam 40º C no termômetro já se tornaram uma situação quase natural para o carioca, no período primavera-verão. E para quem busca uma vida mais saudável e um corpo mais bonito, o calor pode acabar desmotivando ou, até mesmo, prejudicando a prática de atividades físicas e a manutenção de certos hábitos que fazem bem para a saúde.

Para lhe ajudar a manter a saúde em dia, separamos seis dicas indispensáveis para se manter saudável mesmo nas altas temperaturas do Rio de Janeiro. Confira logo abaixo!

Faça exercícios na praia ou em parques

A prática de atividades físicas tende a ficar bastante prejudicada neste período de calor excessivo, especialmente em cidades como o Rio de Janeiro. Por esse motivo pode ser interessante optar por realizar os exercícios em lugares mais frescos, em que você possa se refrescar, como na praia ou em parques.

Que tal correr, caminhar ou pedalar na orla, com a vista maravilhosa do mar e com a possibilidade de dar um mergulho para refrescar? Ou então ir a um parque e poder sentar-se debaixo da sombra de uma árvore depois do exercício? Essas duas ideias são boas opções para não deixar de se exercitar em altas temperaturas.

Fuja do asfalto optando por fazer trilhas

A maior vantagem dos dias com altas temperaturas é que a possibilidade de chuva é relativamente escassa. Essa característica possibilita que você reúna alguns amigos, familiares ou colegas para realizar algumas trilhas que estão espalhadas pela região da capital carioca. Como as trilhas são realizadas em ambientes verdes, o clima é geralmente mais refrescante e ideal para fugir do calor nessa época do ano.

É possível encontrar diversas opções para quem quer fazer trilhas no Rio de Janeiro: Pedra Bonita, Morro da Urca, Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Parque Lage, Pico da Tijuca e muitas outras. Essa é uma forma de fazer uma atividade física em grupo e, de quebra, curtir a deslumbrante vista da Cidade Maravilhosa.

Hidrate-se regularmente

Para se manter saudável mesmo nos dias quentes no Rio de Janeiro, é importantíssimo garantir a hidratação correta do organismo. Em temperaturas mais altas a transpiração do corpo aumenta consideravelmente e ficamos desidratados mais facilmente.

Por esse motivo é importante sempre levar consigo uma garrafa cheia de água para o trabalho, para o momento de estudos e, especialmente, para quando for praticar algum exercício. Você pode também se hidratar com a ajuda da água de coco e sucos naturais. O importante é não deixar de ingerir líquidos regularmente.

Use filtro solar

Essa é uma orientação que pode parecer clichê, mas não é. Muitas pessoas não se atentam à importância de usar protetor solar diariamente, até mesmo em dias mais nublados, frios ou chuvosos. É no calor, entretanto, que a pele fica mais exposta aos raios ultravioleta, que são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de problemas de pele, envelhecimento precoce, surgimento de rugas e até mesmo alguns tipos de câncer. Por esse motivo, mesmo que você não vá sair para a rua com o intuito de se bronzear, nunca se esqueça de passar sempre o protetor solar, principalmente na região do rosto. A sua pele agradece!

Use roupas bem leves

Nos climas mais quentes, nós tendemos a transpirar mais para realizar a manutenção da temperatura corporal. Para evitar a perda excessiva de suor, nos dias mais quentes no Rio de Janeiro opte por utilizar roupas leves e desenvolvidas com tecidos naturais – evitando ao máximo os sintéticos.

É interessante também lembrar de proteger os olhos e a cabeça, utilizando chapéu ou boné e óculos escuros sempre que for sair para a rua. Estes cuidados vão lhe ajudar também a não se sentir mal durante o dia com o excesso de calor.

Coma alimentos refrescantes

No verão as pessoas naturalmente comem menos, para poder driblar os desconfortos causados pelo excesso de calor durante o dia. Para evitar que você mude drásticamente seus hábitos alimentares e prejudique sua nutrição, opte sempre por inserir alimentos refrescantes em sua dieta. Frutas como melancia, coco, melão e outras que são ricas em água são ótimas opções para se consumir em temperaturas mais altas – e elas são facilmente encontradas no Rio de Janeiro.

Dessa maneira você vai conseguir se manter hidratado, saudável e vai se sentir bem melhor durante os dias mais quentes.

Essas são algumas dicas que podem ser facilmente introduzidas no seu dia a dia para garantir que você permaneça saudável mesmo nas altas temperaturas do Rio de Janeiro. Você tem outras sugestões que gostaria de compartilhar com a gente? Use o espaço reservado para comentários e interaja conosco!

 

WhatsApp chat